quarta-feira, 24 de julho de 2013

Telê, o galo e a maldição de Congonhas.


Após a vitória de 1x0 sobre o Botafogo na primeira final de campeonato brasileiro, em 1971, Telê Santana - então técnico do galo - teria de pagar uma difícil promessa.

Telê, antes do jogo decisivo, prometeu que caso seu time faturasse o caneco, faria uma caminhada de Belo Horizonte até a cidade de Congonhas.

Modestos 67 Km de caminhada.

Para piorar, Telê e a comitiva que o acompanhou não tinham a menor noção de como deveriam proceder numa jornada como essa: O técnico usava calças e sapatos e não se preocuparam com o fato que a caminhada era em grande parte constituída por trechos de subida.

Obvio que tal promessa não foi cumprida.
Telê caminhou por cerca de 25 Km ( o que já é muita coisa!) e depois foi incentivado por jornalistas que o acompanhavam a pegar um carro até Congonhas.

Desde então, o galo mineiro nunca mais conseguiu um titulo de grande porte. Foi vice campeão nos Brasileiros de 77,80, 99 e 2012.
É bem verdade que o galo venceu a copa conmenbol em 92 e 97, mas, convenhamos, esta não tem o mesmo "peso" que a copa libertadores e o brasileiro.

Telê só voltou a ter um título expressivo em 1991, vencendo o brasileiro com o São Paulo. ( venceu a copa do golfo em 85 pelo Al-Ahly, mas isso entra no mesmo mérito que a copa conmenbol) Foi tachado como fracassado depois das copas de 82 e 86.

Alguns creditam esses acontecimentos á promessa não cumprida de Telê, afinal  ele deveria ir caminhando.

O técnico já passou pelo seu calvário e até ( infelizmente) não está mais entre nós.
Hoje, o galo poderá terminar com o seu, de forma até mais gloriosa do que seu ex-técnico.
E Cuca poderá terminar a caminhada até Congonhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário