quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Guerra do Futebol



A palavra "guerra" é comumente utilizada no futebol, principalmente no futebol sul americano. Também não é absurdo ouvir que o futebol foi capaz de parar guerras.

Mas, alguém já ouviu algo sobre o futebol criar uma guerra?
Sim, é verdade.


Em 1969,já havia uma atmosfera de grande animosidade entre El Salvador e Honduras causada pelo processo de reforma agraria do governo Hondurenho, que culminou na perseguição de milhares de Salvadorenhos que trabalhavam nas fazendas de grandes latifundiários.


Os governos dos dois países faziam acusações mutuas, com o grande objetivo de esconder os problemas internos.
Para complicar de vez, os dois países tinham uma disputa direta por uma vaga na copa do mundo do ano seguinte, no México. Foram realizados três confrontos:

8/6/69 -  Tegucigalpa
15/6/69 -  San Salvador
27/6/69 -  Cidade do México

JOGO 1

Havia um grande clima hostil contra os jogadores de El Salvador nas ruas de Tegulcigalpa. O time visitante não suportou a pressão vinda das arquibancadas e acabou sendo derrotado por 1x0, gol de Gomes.

Cartaz hondurenho sobre o dia do inicio da guerra


JOGO 2

O povo Salvadorenho não se conformou com o tratamento dado a sua seleção. O governo, por sua vez, utilizou os meios de comunicação para inflamar a massa contra o selecionado Hondurenho. Para se ter uma ideia, os jogadores visitantes chegaram no estádio num caminhão blindado.
Com tal clima de terror nas ruas, os hondurenhos foram presas fáceis Acevedo, Martinez e Rodriguez marcaram os três gols do Salvadorenhos. O pós jogo ainda foi marcado por diversos conflitos entre hondurenhos e os locais, infelizmente, com mortos.

Protesto nas ruas de San Salvador



JOGO 3

Após o segundo jogo, a relação entre os dois países beirava o insustentável: A policia hondurenha era acusada de perseguir duramente os Salvadorenhos, causando assim uma emigração em massa. El Salvador ainda acusou o rival de Genocídio na ONU e suas fronteiras foram fechadas por ambos.

Mesmo assim, as equipes se enfrentaram no jogo desempate na capital mexicana (campo neutro), com um clima muito menos tenso. ( ao menos na arquibancada).
No tempo normal, Martinez abriu aos 10' para El Salvador e Gomez, aos 89', consegue levar o jogo para a prorrogação.
Não sei ao certo porque ( talvez uma briga), a prorrogação tenha se prolongado demasiadamente, pois exceto a virada de Gomes para os hondurenhos ( 115' ou  10' do segundo tempo), os outros dois gols foram nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. ( Martinez 123' e Acevedo 127')

Jornal Mexicano exaltando a vitória Salvadorenha 



Com isso, a equipe Salvadorenha conquistou de maneira heroica a vitória e a ira de seus rivais hondurenhos que intensificaram ainda mais as perseguições e deportações aos trabalhadores de El Salvador.

Em 14 de julho as forças militares de El Salvador declaram guerra a Honduras. O conflito ( conhecido como "guerra do futebol" ou "guerra das 100 horas") durou 4 dias, deixando aproximadamente 2000 mortos e só resolvida graças a intervenção da OEA ( Organização dos estados Americanos)

O tratado de paz definitivo entre os dois países só aconteceu em 1980.

El Salvador ainda teria que enfrentar o Haiti, para assim conquistar de fato o direito da participar da copa de 1970.

Na copa, El Salvador perdeu os três jogos, não marcou um gol sequer e levou 9.  

Um comentário: