segunda-feira, 15 de julho de 2013

Allejo, o mito.



Através dos tempos, o futebol criou lendas. Nomes que são lembrados até hoje e que com certeza serão lembrados por muitos e muitos anos.

Pelé, Cruyff, Maradona, Zico, Didi, Di Stefano, Allejo...

Allejo?

Talvez você, que só saiba o que é fita de vídeo - game porque viu em blogs nostálgicos, como esse aqui, não faça a menor ideia de quem seja o camisa 7 da nossa seleção nos gramados de International Superstar Soccer.

Pois bem, vamos lá:

Em junho de 1995, era lançado nos EUA  o jogo "International Superstar Soccer" para Super Nintendo ( no Japão o lançamento aconteceu 7 meses antes e o jogo era conhecido como  " Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven") e tal jogo não possuía nenhuma licença,de maneira que o nome de nenhum jogador da época poderia aparecer no jogo.

A Konami ( criadora do jogo), teve que criar nomes alternativos para os jogadores, mas (dentro das limitações de um jogo de um console de 16 bits) tentou manter as características marcantes de alguns jogadores:
Galfano - R. Baggio (Italia)



Murillo - Valderrama (Colômbia)

Ainda haviam muitos outros como o trio Argentino Fuerte, Capitale e Redonda ( sendo respectivamente Cannigia, Batistuta e Maradona), o brasuka Gomes (Romário), o alemão Sieke ( Klinsmann), entre outros.

Mas nenhum deles atingiu a fama como Allejo.

Na versões iniciais, Allejo foi inspirado no camisa 7 da copa de 94, Bebeto. Nas versões posteriores, já no Nintendo 64, Allejo ficou careca, com o objetivo de se parecer a Ronaldo.

Independentemente do console e da versão do jogo, sem duvida ele era o preferido de 9 entre 10, principalmente pelo fato de suas habilidades estarem sempre acima da média.
Até o Akinator conhece Allejo!

Com o tempo, a Konami criou a série "Winning Eleven" ( antecessora do atual PES) que desbancou  o ISS, mas a figura de Allejo foi cada vez mais tomando status de mito, de lenda. Atualmente é muito fácil achar menções ao personagem em qualquer site de relacionamentos ou videos no youtube.

Pra que Pelé, se temos Allejo?

Allejo, o mito.

Para terminar, deixo aqui  o documentário "Allejo eterno", dividido em duas partes.
Sim, Allejo merece.






      

Um comentário: